A Coordenação de Educação Especia está sob responsabilidade de Maria Guimarães Barbosa, e tem o objetivo de acompanhar e assegurar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência em todos os níveis, de acordo com suas peculiaridades, tendo como princípio básico o respeito à diversidade.
Email: maria.barbosa@educa.ibicoara.ba.gov.br
Implantada em 2012 e com uma matrícula de 142 alunos e 56 em processo de avaliação, atualmente atende 7 das 12 escolas da rede municipal de ensino. As escolas ainda não contempladas são coberta diretamente pela coordenação de educação especial.
O município também oferece aos professores de AEE, Salas de Recursos Multifuncional e formação continuada, visando a melhoria do serviço de apoio especializado que tem como meta atender em 100% os alunos com deficiência, garantindo a qualidade de vida desses no ambiente educacional.
Marco Legal e Conceito de Educação Especial
A educação inclusiva – o ato de incluir teve início nos Estados Unidos através da lei pública 94.142 de 1975 e reafirmada em 1994 com a Declaração de Salamanca.
Entende-se por Educação Especial, a modalidade de educação escolar (conjunto de recursos educacionais e de estratégia de apoio) oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educando com necessidades especiais.(Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação básica Básica Art.58.).
AEE :(Atendimento Educacional Especializado) Realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM ou em Centros Especializados tem como função identificar, elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras dos alunos com deficiência, garantindo a plena participação e independência na escola e fora dela.
Em 2008, o Decreto nº 6.571 institui no âmbito do FUNDEB, o duplo cômputo da matrícula dos alunos público alvo da educação especial, uma em classe comum da rede pública de ensino e outra no atendimento educacional especializado (AEE). Conforme definição deste Decreto, as SRM são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos, pedagógicos e professores com especialização ou formação continuada em AEE para a oferta do Atendimento Educacional Especializado atendendo as necessidades específicas do aluno com deficiência.
Eis o público alvo da educação especial: Alunos com deficiência física, mental, auditiva, visual alunos com TGD e com altas habilidades e superdotação.
Centro Municipal de Atendimento Educacional Multidisciplinar de Ibicoara
Trecho do programa “Salto para o futuro” da TV Escola que trata sobre o Atendimento Educacional Especializado e Tecnologias Assistivas.
Salas de Recursos
As Salas de Recursos…