Busca Ativa

Gildete Aguiar Neto é a profissional responsável pela coordenação do Programa Busca Ativa, em Ibicoara.

Email: gildeteluna@educa.ibicoara.ba.gov.br

 

O Programa Busca ativa escolar tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

 

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas: Educação, Saúde, Assistência Social, dentre outras. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. 

Os técnicos verificadores de cada setor (Educação, Assistência Social e Saúde) entram no processo de busca ativa escolar quando um alerta (primeiro aviso feito pelo agente comunitário) é aceito pelo supervisor institucional. São os técnicos verificadores que vão visitar cada família para analisar a veracidade dos alertas realizados pelos agentes comunitários e levantar informações mais aprofundadas que subsidiem a elaboração de uma análise técnica da situação, com recomendações necessárias à solução de cada caso. Os agentes comunitários serão os responsáveis pela primeira etapa do processo, a criação do alerta.

O termo de adesão foi assinado neste município no dia 12/03/2019 com as nomeações do gestor politico do Programa no município a Sr.ª Patrícia Silva Pereira e a coordenadora operacional a Sr.ª Zora Santos de Souza, mediante decreto municipal. 

A composição do Comitê do Programa Busca Ativa foi composta por representantes das Secretarias do Município, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação, segundo registro no Livro de Atas do Programa Busca Ativa, pág.02. (Ver anexo n° 03 – Portaria do Programa Busca Ativa).